Internet para usar o VoIP

Posted: dezembro 30, 2017 by Bruno Cardoso

Banda Larga e Link Dedicado

À medida que as empresas atualizam sua infraestrutura de serviços de voz de Telefonia Analógica (PSTN) substituindo-a por Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP), surge o desafio de alocar a quantidade certa de largura de banda para o serviço de Telefonia na Nuvem.

Em geral haverão três questões principais a serem consideradas:

  • Qual é a velocidade real de upload e download de dados que seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) fornece?
  • Quais outros serviços e aplicativos na rede consomem uma parte dessa largura de banda disponível?
  • Existem configurações de Qualidade de Serviço (QoS) que você pode ajustar para otimizar sua rede para VoIP?

Link de Internet mínimo x Recomendado para o serviço de VoIP

A largura de banda necessária para que uma solução de Telefonia IP funcione adequadamente depende do número de chamadas simultâneas que sua empresa fará. A tabela abaixo mostra a banda mínima necessária para fazer chamadas de uma ou mais contas SIP, bem como as velocidades recomendadas para um desempenho ideal:

Importante: os valores acima consideram que sua empresa estará utilizando a banda de internet disponível para outras funções além das chamadas VoIP, tais como navegação na web, envio e recebimento de e-mail, transferências de arquivos, serviços de escritório baseados na web, sistemas de ponto de venda, dentre outros.

Como o Voiicr usa meu Link de Internet disponível?

A resposta é simples e complexa. Os serviços do Voiicr usam uma grande variedade de codecs para comprimir e descomprimir dados de voz, permitindo-lhes viajar através da Internet de forma eficiente. Dentre os codecs utilizados, destacamos três principais variáveis:

Detalhes do MOS – Métrica de Qualidade de Voz

Usando o Mean Opinion Score (MOS) podemos determinar a qualidade de voz numa rede de Telefonia na Nuvem. A Pontuação Média de Opinião (tradução livre para Mean Opinion Score) avalia uma média de respostas de ouvintes que julgam sua percepção em relação a qualidade de uma amostra de voz, distinguindo os codecs e suas respectivas qualidades e definindo as variáveis de uma escala de 1 a 5, conforme abaixo:

Quanto mais próximo de 5, melhor qualidade de voz da rede de telefonia. No caso dos codecs usados por seu usuário SIP, sua qualidade é sempre equivalente/superior às redes de telefonia analógicas em todos os casos em redes de internet com a velocidade mínima recomendada.