A evolução da telefonia fixa na era da mobilidade

Posted: Janeiro 15, 2018 by Bruno Cardoso

Telefonia IP

Muita gente nem sabe mais como um telefone fixo tradicional funciona no Brasil. Fora do ambiente corporativo, o telefone fixo tornou-se cada vez mais escasso e até mesmo antiquado de ser usado pela maioria das pessoas.

Desde sua popularização, até hoje a telefonia fixa tradicional como conhecemos é cara, limitada e não permite escala. São três problemas que ao longo dos anos levaram a tecnologia de telefonia por circuitos comutados ao ostracismo no ambiente residencial e a uma redução significativa no ambiente corporativo, onde sempre teve certa relevância e popularidade. Substituída por linhas de telefonia móvel pelos seus custos mais atrativos, a telefonia fixa expõe suas limitações por precisar de cabeamentos e de um endereço físico para ser instalado. Esta limitação impede sua aplicação em ambientes colaborativos de trabalho como os espaços de co-workings, aceleradoras ou mesmo as atividades realizadas em home office, visto que impossibilita integrar times que trabalhem remotamente. Na era da mobilidade, a ideia de um telefone fixo atrelado a um endereço físico soa cada vez mais obsoleta.

Mas neste início 2018 surge a pergunta: na era digital, a telefonia fixa ainda pode ser peça chave para o sucesso do meu negócio? A resposta para esta pergunta é sim, se levarmos em consideração a migração da telefonia fixa para a telefonia digital.

A evolução da Telefonia Fixa agora é IP

De acordo com a MZA, firma de análise de TI e telecomunicações globalmente estima-se que a telefonia na nuvem irá superar as instalações fixas dentro de quatro a cinco anos. Isso significará a extinção quase total da telefonia como conhecemos.

A Telefonia IP é a evolução natural da telefonia fixa baseada em circuitos comutados. Explicando de forma simples, a Telefonia IP é a utilização de meios digitais para a transmissão de voz via internet numa conversa entre duas ou mais pessoas. Por dispensar circuitos dedicados e cabeamentos e usando a internet como meio de transmissão através do VoIP (sigla para Voice over Internet Protocol), a Telefonia IP pode ser implantada com baixo custo, muitas vezes menor que a telefonia tradicional. Em resumo, esta evolução tecnológica proporciona algumas vantagens principais para empresas, tais como as listadas abaixo:

  • Redução de Custos – com resultados de até 90% em relação à telefonia tradicional
  • Escabilidade – por não estar limitada a infraestrutura ou cabos físicos, as possibilidades de expansão e uso da Telefonia IP são praticamente ilimitadas
  • Mobilidade – por se basear na nuvem, a Telefonia IP pode ser acessada de qualquer lugar, inclusive a partir do seu smartphone através de aplicativos de comunicação, encaixando-se perfeitamente nas demandas de mobilidade da sociedade moderna
  • Aplicação de Novas Tecnologias – a Telefonia IP possibilita integração com novas tecnologias, tais como Inteligência Artificial, Big Data ou Integração Helpdesk e CRM.

Transformando dados em Informação

Se antes tínhamos uma arquitetura fechada e baseada em dados de consumo para análise exclusivamente de custo (usados para conferir as conhecidas e recorrentes cobranças indevidas das operadoras), na nuvem cada número de chamada realizada ou recebida torna-se uma informação valiosa para gestores, times de venda ou de customer success. A sua ‘fatura de telefone’ deixa de ser apenas papel para transformar-se num mapa com dados reais sobre seus clientes: quem são, quando ligam, o que querem e pensam sobre sua empresa ou produto: um verdadeiro tesouro nas mãos de gestores eficazes.

Alguns recursos adicionais oferecidas pela Telefonia baseada na Nuvem como gravação de chamadas possibilitam a times de marketing e produto colherem um feedback real sobre as demandas dos seus clientes, permitindo-lhes melhorar a experiência de usuário, promover campanhas de venda mais assertivas ou aprimorar o pós-venda da sua empresa.

Para Startups, MEIs e Pequenas Empresas, a Telefonia IP associada a um sistema de PABX na Nuvem permite passar mais credibilidade aos seus negócios sem que isso impacte em custos exorbitantes de implantação/manutenção de um sistema completo de Telefonia, além de simplificar a gestão em Telecom sem a necessidade de equipes de outsourcing ou de um departamento na empresa dedicado à sua implantação ou manutenção: como está na na nuvem, o controle dos recursos de telefonia ocorre através de um portal online, em tempo real e de forma bastante simplificada.

Qualquer empresa que tenha necessidade para atender ou realizar chamadas, melhorar os processos de comunicação internos ou reduzir custos em telefonia pode aproveitar-se do potencial oferecido pela Telefonia IP.

E sua empresa, já adotou a Telefonia IP? Quais os benefícios ou desafios identificados? Quer conhecer as últimas novidades da tecnologia? Acesse https://voiicr.com e fale conosco. Estamos preparados para auxiliá-lo a superar o desafio de implantar Telefonia IP na sua empresa sem complexidade.