Implantando Telefonia IP

Posted: dezembro 30, 2017 by Bruno Cardoso

Principais Dúvidas antes Implantar a Telefonia na Nuvem

O processo de implantação da Telefonia na Nuvem depende da topologia de rede e da infraestrutura da empresa que contratará o serviço, bem como recursos e funcionalidades do provedor de serviço que sua empresa fará uso.

Em resumo, usa-se a Telefonia na Nuvem de três principais maneiras:

  • Usuário SIP – Autenticados de maneiras simples e com recursos básicos de telefonia, ainda são a maneira mais utilizada para realizar chamadas via Web através da tecnologia VoIP, com objetivo de reduzir custos, visto que as tarifas VoIP são mais baratas quando comparadas a Telefonia Tradicional.
  • PABX na Nuvem – Apesar de mais complexos de serem implantados sobretudo em cenários de implantação Open Source através de PABX Asterisk, Elastic ou FreeSwitch, o PABX na Nuvem ou PABX IP agrega inúmeras vantagens para a telefonia na sua empresa, com recursos como transferência de chamada, chamada em espera, gravação de chamadas, correio de voz e URA, tornando o atendimento da sua empresa totalmente profissional com recursos essenciais de telefonia para operações de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. Outra vantagem é a natureza escalável da Telefonia na Nuvem: você pode reduzir ou ampliar sua infraestrutura com total flexibilidade. Na telefonia analógica, qualquer migração/alteração na estrutura de ramais e da telefonia da sua empresa torna-se um processo complexo, lento e oneroso.
  • Call Centers – Outro perfil de público que tornou-se totalmente dependente da Telefonia na Nuvem através da tecnologia VoIP são os Call Centers. Implantar o VoIP na operação Call Center, além de reduzir significativamente o custo proporciona um enorme ganho de produtividade quando utilizados softwares de Call Center com alguns recursos como monitoramento de agentes, discador preditivo, transbordo de chamadas e outras funcionalidades.

Em geral, é necessário considerar os seguintes fatores na implantação:

  • Dispositivos de Uso – Softphones, Telefones IPs, Headsets, Switchs, Roteadores, Etc.
  • Link de Internet – Tipo de internet – Banda Larga e/ou Link Dedicado
  • Velocidade de Internet – Testes de Velocidade [Download, Upload, Ping, Jitter]
  • Configuração de QoS – Realizada em Modens e Roteadores na rede interna.
  • Redundância de Link – Redundância e failover local de internet [2º Link, Roteador Wi-Fi 4G, etc.]
  • Integração com o PABX atual – Para os cenários onde sua empresa precisará integrar seu equipamento PABX Físico atual a um PABX na Nuvem
  • Switchs e Modens – Equipamentos homologados que garantem uma melhor estabilidade do serviço do Voiicr nos Aplicativos celulares ou Notebooks usando a rede Wi-Fi.
  • Firewall e Antivírus – Análise de bloqueio de Firewall e Antivírus para clientes que façam uso do serviço Voiicr, em especial a partir de Computadores ou Softphones

A melhor maneira de aprimorar a experiência em serviços de Telefonia IP é realizar seu uso com hardware dedicado: Telefones IPs Grandstream, Escene, Yealink, Panasonic ou Headsets Felitron/Plantronic. Confira algumas recomendações abaixo:

  • No Computador – A partir de Softphones [Windows, Mac ou WebRTC] + Headset USB, tais como Felitron ou Plantronic VoIP [com anulação de eco e ruído]
  • No Smartphone – via Wi-Fi, recomendamos o uso com roteadores empresariais, como TP-Link Archer ou modelos Cisco. Priorize o uso em frequências de 5 Ghz que sofrem menos interferências e quedas do que frequências 2.4 Ghz e sempre avalie a intensidade do sinal no seu Smartphone.
  • No Telefone IP – Recomendamos dispositivos Grandstream, Escene, Yealink, Polycom ou Panasonic.

Uso no Computador ou Smarphone

O uso no computador pode ser realizado através de um aplicativo proprietário de um provedor de serviço e oferece uma experiência aprimorada de uso que de forma simples praticamente anulam a necessidade de investimento em telefonia. Nestes aplicativos, basta apenas logar com seu usuário e senha nos aplicativos disponíveis para Web, Windows, Android ou iOS para começar a ligar, sem configurações complexas.

Outra maneira de usar a telefonia VoIP através de aplicativos chamados softphones: um programa ou aplicativo multimídia que via VoIP, pode ser utilizado para realizar chamadas telefônicas e vídeo chamadas através da internet, sem a necessidade de um aparelho telefônico convencional ou móvel, fazendo uso de recursos como fone de ouvido, webcam, caixa de som, alto-falante e similares, a partir de um computador ou dispositivo móvel. Algumas empresas desenvolvem soluções robustas, tais como o Bria x-Lite da CounterPath ou o Zoiper.

Aplicativos Bria
Exemplo de Aplicativos da linha x-Lite, desenvolvidos pela CounterPath

A principal desvantagens dos softphones são o custo de licenciamento por aplicação. Apesar da maioria destes aplicativos serem disponibilizados de forma gratuita, alguns recursos essenciais de telefonia como permitir colocar chamadas em espera, realizar conferências e transferir chamadas sem complicações, sendo ideais para equipes remotas ou que trabalham usando o computador só estão disponíveis a partir do pagamento de uma taxa de licenciamento por usuário, em geral bastante caras para a realidade da maioria das empresas brasileiras.

Além deste custo de licenciamento, apenas o softphone pode não ser o suficiente para realizar ou receber chamadas via IP de qualidade. Como recomendação adicional para o uso no computador, também é necessário investir num Headset VoIP USB Felitron ou Plantronic [com anulação de eco e ruído], visto que o áudio onboard de alguns computadores e notebooks Windows pode oferecer uma experiência ruim de uso, geralmente com microfones e caixas de som de baixa qualidade. O mesmo se aplica a maioria dos fones de ouvido para celular e tipos de smartphones. Dispositivos mais simples tendem a ser fabricados com componentes de menor qualidade que associados a uma versão do Android antiga podem proporcionar travamentos e prejudicar a experiência de uso.

Plantronics Blackwire C720-M
Exemplo de Dispositivo Heaset VoIP com anulação de Eco e Ruído

Ao usar um Headset homologado, a qualidade de voz da sua empresa [associado a outros fatores como qualidade de banda/roteadores e priorização de QoS] será equivalente ou superior à Telefonia Tradicional.

Minimize o impacto da migração para a Telefonia na Nuvem

Telefones IP

E por fim temos os Telefones IPs, dispositivos de hardware dedicado  que operam com voz em alta definição. Essa tecnologia proporciona conversas muito mais agradáveis e claras, já que elimina todos os ruídos do ambiente.

A transmissão de voz em HD é feita através de um algoritmo de compreensão de voz. Esse dispositivo duplica o sinal e reproduz o som em alta definição.

Modelo de Telefone IP Yealink, dispositivos ideais para o uso com a Telefonia na Nuvem

Além disso, os Telefones IPs minimizam o impacto que a migração para a Telefonia na Nuvem pode trazer na sua equipe. Como eles funcionam da mesma maneira que os telefones convencionais, o hábito de uso permanece o mesmo, porém com a economia que só a Telefonia na Nuvem pode proporcionar, sendo até 90% mais barato que a telefonia tradicional.